Um guia para se localizar nos Arrondissements de Paris (os distritos da cidade)
O que você vai encontrar neste post:
O que são os Arrondissements de Paris;
Dicas para se orientar em Paris;
Descubra as Principais Atrações de Paris em Cada região (Arrondissement);
Saiba em que região de Paris se hospedar, pelo seu perfil de viajante.
1- O que são os Arrondissements de Paris?
Tratam-se das divisões administrativas da cidade. Paris encontra-se dividida em 20 Arrondissements (ou simplesmente, distritos de Paris). Em cada um dos distritos, tem uma prefeitura e um prefeito, assim como funcionários eleitos, conselho e assim por diante.
Mas é claro que todos os 20 distritos de Paris ainda estão sujeitos à política geral da cidade e também da atual prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Por isso, Distritos e Arrondissements são a mesma coisa! Pelo menos em Paris, eles são considerados sinônimos.
Não confunda os Arrondissements de Paris com os Quartiers parisienses. Os Quartiers parisienses são bairros, enquanto os Arrondissements de Paris existem apenas desde o século XVIII. Um Arrondissement inclui muitos bairros dentro de seus limites.
2- Dicas para se orientar em Paris
Para se orientar em Paris, há um truque simples: ao observar o Mapa dos Arrondissements abaixo, notará que o 1º Arrondissement está localizado no centro da cidade. A partir dele, os outros Arrondissements se estendem ao redor, formando uma espiral que segue no sentido horário e culmina no 20º Arrondissement.
Considere que os os primeiros Arrondissements de Paris têm mais atrações turísticas, salvo algumas exceções. Se você não tiver um mapa dos distritos de Paris em mãos, tem outra maneira de descobrir facilmente em qual distrito você está: é procurar as placas de rua que ficam nas laterais dos edifícios em praticamente todos os cantos da cidade. Além de informar em qual rua você está, as placas também mostram o bairro.
3- Descubra as Principais Atrações de Paris em Cada região (Arrondissement)
Casa de Nicolas Flamel (esta é a casa mais antiga de Paris e também a pousada mais antiga da cidade. Construída em 1407 por Nicolau Flamel, que teria descoberto o segredo da Pedra Filosofal, para acolher os pobres, os doentes e os sem-teto. Hoje a casa é ocupada por um restaurante).
Hotel Scribe (primeira sessão pública de cinema dos irmãos Lumière – 1895). É um hotel 5 estrelas histórico e além de visitar, você pode se hospedar nele.
4- Descubra a Melhor Região para se Hospedar em Paris de Acordo com o seu Perfil de Viajante!
Agora que você tem uma ideia mais clara da localização das atrações, descubra em qual Arrondissement se hospedar de acordo com o seu perfil de viajante e o que está procurando.
Se você busca uma experiência turística tradicional e está disposto a investir um pouco mais, recomendo os distritos 1, 4 ou 7 para a sua estadia.
Se você quer ficar longe das multidões e desfrutar de bairros residenciais e charmosos, eu recomendo o 16º
Os mais econômicos: 19 e 20
Onde tem muitas baladas: 11
Quer ficar perto das principais atrações? Recomendo 1, 4, 5, 6 ou 7
Espero que você tenha gostado deste Guia dos distritos da Cidade Luz e que tenha sido útil para planejar sua próxima viagem a Paris.